Projeto de Pesquisa



Pesquisadores

Pesquisadoras responsáveis:

Márcia Aparecida Jacomini
Ana Paula de Oliveira Corti
Andreza Barbosa


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"Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público", um projeto de pesquisa-ação | Ano I

"Apresentação da Pesquisa - Perspectiva da Gestão Escolar". Vídeo elaborado em 2023, com depoimentos das diretoras e diretores das sete escolas participantes da pesquisa.

  • MUDANÇAS CURRICULARES E MELHORIA DO ENSINO PÚBLICO

    CURRICULUM CHANGES AND THE IMPROVEMENT OF PUBLIC EDUCATION
  • Universidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Campus Guarulhos – Departamento de Educação

    RESUMO
    Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.

    PALAVRAS-CHAVE:
    Reformas Curriculares; Gestão Democrática Escolar; Pesquisa-Ação; Novo Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular.
  • Anais de Congressos
    Compilado de produções oriundas da pesquisa-ação "Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público"
  • XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO
    O novo ensino médio paulista e suas implicações para a organização da escola, o trabalho docente e os estudantes. 2023. (Seminário).

    Publicação Leia o Resumo
  • VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
    O papel da pesquisa-ação na formação docente. 2023. (Congresso).

    Publicação Leia o Resumo
  • Artigos e Publicações
    Compilado de produções oriundas da pesquisa-ação "Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público"
  • O avesso da Reforma do Ensino Médio na Rede Estadual Paulista

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